sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

BEM VINDOS


QUEM SOMOS NÓS,

José Luis

Lidiane


Sandra








Luciano


Somos alunos do curso graduação de matemática da UFJF à distância.
Postado pelo Grupo 7

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA



A História da Ciência e, em particular, a História da Matemática, constitui um dos capítulos mais interessantes do conhecimento. Permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram.
Assim, esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a história, a filosofia, a geografia e várias outras manifestações da cultura.

Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.
Postado por Grupo 7
MÓDULO DE ACOLHIMENTO
É uma etapa onde os novos alunos do curso à distância são levados a se familiarizarem com a plataforma MOODLE,onde vão se interagir com colegas, tutores e professores á distância.
Postado por Grupo 7

MOMENTO 1 - ABRINDO CAMINHO

SALA DE AULA VIRTUAL - MOODLE

O MOODLE é a principal plataforma de sustentação das atividades a distância.

Postado por Luciano - Grupo 7

MOMENTO 1 - ABRINDO CAMINHO

PONTO DE ENCONTRO,

É um site de relacionamento, criado para facilitar a comunicação entre
colegas,professores, criação de comunidades virtuais.
Contribuindo para um melhor entrosamento com todos.

Postado por Luciano - Grupo 7

MOMENTO 2 - GOOGLE APPS



È um processo conjunto de ferramentas de colaboraçao e comunicação,que nos ajuda a permanecer conectados e a trabalhar de forma mais eficaz.
Postado por Sandra Moreira - Grupo 7

MOMENTO 2 - GESTÃO DO TEMPO



Administrando o Tempo, Administrando a Vida

"Enquanto você não se der valor, não valorizará seu tempo.Enquanto não der valor ao tempo, não fará nada de importante."(M.Scott PECK).

O tempo é o mais democrático dos recursos. Pouco importa sua idade, escolaridade ou condição sócio-econômica.Todos nós dispomos de 24 horas diárias e a forma como as utilizamos justifica nossos resultados e nos diferencia.Temos a sensação constante de que o tempo acelerou. Os dias parecem mais breves. Quando se vê, mais um mês se passou. E diante da rotina, das atividades meramente operacionais a que nos entregamos, a angústia e a frustação podem nos visitar.Por isso, é fundamental tomar consciência de que administrar o tempo é administrar a própria vida.
Postado por Sandra Moreira - Grupo 7

MOMENTO 3 - MAPAS CONCEITUAIS


São ferramentas gráficas que visam a representação do conhecimento.É de grande utilidade em um trabalho em grupo pois todos podem expor suas idéias e representá-las de maneira organizada.

Postado por Lidiane - Grupo 7

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MOMENTO 3 - GLOSSÁRIO

Quando se conhece a história se caminha melhor!!!

È a descoberta,
a clareza de novos significados.


Postado por Lidiane - Grupo 7

MOMENTO 4 - AMBIENTES VIRTUAIS



A Educação à Distância caracteriza-se como uma modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores.Não é curioso e provocador criar uma sala de aula virtual onde colegas de sala interagem mesmo estando em lugares bem distantes?

Postado por José Luis - Grupo 7

MOMENTO 4 - JÚRI SIMULADO



A HORA DA DECISÃO
O momento decisivo entre a eficácia da tecnologia em nossas vidas ou a total rendição de nos seres humanos às maquinas que dominarão o futuro!A primeira atividade de divisão dos grupos para a atividade de julgamento sobre a tecnologia em nossas vidas agora e no futuro fora um sucesso. A discussão e a interação entre as pessoas do curso e a forma de cada um completar os assuntos foi bem interessante.A utilização do Chat e as conversas no próprio fórum as leituras foram esclarecedoras e bem interativas.Foi uma das melhores atividades do curso até agora, pois expressamos nossas idéias e pudemos expandir nosso conhecimento sobre o assunto, debatendo e falando abertamente tentando convencer os amigos e não fazer um trabalho todo fru fru pros tutores.Espero que todos tenham gostado do momento 4 tanto quanto eu gostei!!!

Postado por José Luis - Grupo 7

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

domingo, 30 de novembro de 2008

MOMENTO 5 - NUNCA SE É FELIZ SOZINHO


Trabalho em grupo:

União de forças direcionadas para um mesmo objetivo.

Postado por Sandra Moreira - Grupo 7

MENSAGEM


SEJA LÁ O QUE VOCÊ POSSA FAZER OU SONHE QUE POSSA, COMECE.

A OUSADIA TEM GÊNIO, PODER E MAGIA DENTRO DE SI.

COMECE AGORA
(GOETHE)
Postado por Sandra Moreira - Grupo 7

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

RESUMO DO TEXTO TÉCNICAS DE ESTUDOS


AUTORES: Rodrigo Toledo França e Anderson Luiz da Silva


O texto “técnicas de estudos” dos autores Rodrigo Toledo França e Anderson Luiz da Silva apresentam ampliações dos assuntos tratados nas unidades anteriores, onde os mesmos destacam sugestões que podem aprimorar e auxiliar os estudos necessários a formação dos indivíduos.
Segundo os autores as técnicas apresentadas são simples, mas serão fundamentais para o aprendizado. Neste contexto eles colocam a necessidade de atingir alguns objetivos com o término da leitura, são eles:
“Exercitar técnicas de leitura cuidadosa e produtiva de textos acadêmicos.
Sugerir estratégicas para organização das informações obtidas e para a produção de material de estudo a partir da leitura dos textos, como glossário, fichamento, resumo e resenha” (p.19)
De forma detalhada Anderson e Rodrigo destacam as técnicas que favorecem os estudos e a interpretação dos textos que serão propostos ao longo do curso. Inicialmente eles apresentam o “glossário” que favorecerá a compreensão dos elementos desconhecidos.
O fichamento é uma técnica que auxilia na identificação das informações mais importantes de um texto, por isso é muito útil para os estudos. Nesta técnica é colocada a idéia central de cada parágrafo podendo ser selecionados trechos e citações dos autores, sempre seguindo as normas da ABNT.
Ainda foram destacados no texto os procedimentos para construção de um resumo, enfatizado que o mesmo não é um simples “recorte” de trechos importantes do texto. O resumo precisa ser uma produção nova, escrita com as próprias palavras do estudante destacando os elementos mais importantes das idéias do autor, podendo copiar trechos do texto, mas identificando-os como citações de acordo com as normas.
Sobre a resenha os autores destacaram que a mesma é uma produção que visa um posicionamento crítico diante do texto. Foi destacado a estrutura correta para produção da resenha, que deve focar o autor e sua obra, as idéias do texto, uma crítica ao texto e por ultimo um debate sobre a importância do mesmo para área do conhecimento da qual faz parte .
Por fim os autores apresentaram um artigo de autoria de Frei Betto, com objetivo de colocar exemplos de como organizar o fichamento o resumo e a resenha. Segundo eles isto dará uma visão clara e favorecerá a compreensão dos estudantes para construção destas técnicas de estudos.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DESAFIO PARA EDUCADORES E COMUNICADORES

Max G. Haetinger
Quando se fala de educação a distância, fala-se em um assunto da moda nestes últimos tempos.Todas as instituições estão voltadas para este tema agora. Mas que revolução ou que nova forma é esta de educar os seres humanos?
Para começar, a educação a distancia é tão antiga quanto a existência do seres humanos no planeta Terra. Sem querer ser filósofo, esta começou, certamente, quando homens das cavernas faziam traços nas paredes, mostrando as etapas da caça ou outras informações que, gravadas na pedra, serviam de referência para estas civilizações. Mais tarde, a escrita e a sua evolução através de livros, por exemplo, e outros meios de registrar a informação a substituiriam.
Já nos últimos anos, o ensino a distância proliferou com a educação via "Correio" (com cursos que funcionavam através de materiais enviados por esse meio de comunicação). No Brasil, isto se tornou muito forte no ensino técnico, tão esquecido nas escolas e muito divulgado nos anos 60 e 70 do século passado. As instituições usavam principalmente as apostilas para este tipo de educação.
Recentemente, surgiram novas tecnologias que foram utilizadas para o ensino a distância, como a fita K7, muito usada em cursos de línguas e as fitas de vídeo. Claro que, com todas estas ferramentas, o ensino a distância começou a se tornar mais atraente, e o ato de educar mais eficaz, proporcionando que alguém, mesmo estando longe e sem a aula presencial, pudesse aprender.
Porém, apesar desses avanços do ensino a distância, ainda ficavam no ar muitas dúvidas quanto à assimilação, à eficácia real desse método, à falta de estímulo causada pela solidão no ato de aprender e muitas outras questões. Certamente, estas dúvidas afastavam instituições mais "sérias e renomadas" deste tipo de atividade, também por medo, descrédito ou desinteresse econômico.
Nesse momento, então, entraram a informática, com o computador, e, principalmente, a comunicação em rede (Internet) como grandes revoluções na área de ensino a distância. Com a chegada da informática e da comunicação em tempo real, online, houve um redescobrimento do significado da educação a distancia.
Logo, um grande número de instituições voltadas ao ensino universitário e técnico começou a desenvolver trabalhos nestas áreas, utilizando esta nova tecnologia como grande suporte para este tipo de educação. Estas instituições também se interessaram por uma necessidade de ampliação de mercado (devido à concorrência na área educacional), pela escassez cada vez maior de espaço físico para atender a demanda de alunos que procuram as escolas e universidades, e para encurtar a distância entre países tão continentais como Estados Unidos e BRASIL.
E estamos, aqui, em frente a um computador, ligados à Internet, com vídeos interativos e vídeo-conferências, aprendendo e ensinando, e, principalmente, oferecendo a capacidade real de uma transmissão de conhecimento em larga escala com abrangências mundiais.
Isto até parece filme de ficção científica, mas não é!
Por isto, educar a distância ou mesmo desenvolver possibilidades de uma educação virtual são marcos desta nova sociedade globalizada. E nos cabe, como educadores e comunicadores, descobrir as melhores formas de desenvolver as muitas possibilidades de ensinar nesse novo modelo, quando não estamos com o aluno a nossa frente. Temos o compromisso de ser profissionais que conseguirão unir áreas tão complexas como a educação, a comunicação e a informática. O desafio está lançado e nós, sociedade, temos que colocar a mão na massa.
EDUCAR É ENCURTAR CAMINHOS, É OFERECER SAÍDAS, É DESCOBRIR O AMANHÃ.
Postado por Lidiane - Grupo 7

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Matemática /ufjf - Pólo Barroso - grupo 7

Olá pessoal, meu nome é Luciano Marcos da Silva, sou de Barroso/MG e juntamente com os meus amigos José Luis, Lidiane e Sandra Moreira criamos este blog, que é parte de uma proposta do Módulo de Acolhimento do curso de Licenciatura em Matemática.
Aqui vocês encontraram textos, imagens, vídeos e muito mais sobre educação a distância. Sejam bem vindos!

Postado por matemticagrupo7plobarroso.blogspot.com