sexta-feira, 28 de novembro de 2008

RESUMO DO TEXTO TÉCNICAS DE ESTUDOS


AUTORES: Rodrigo Toledo França e Anderson Luiz da Silva


O texto “técnicas de estudos” dos autores Rodrigo Toledo França e Anderson Luiz da Silva apresentam ampliações dos assuntos tratados nas unidades anteriores, onde os mesmos destacam sugestões que podem aprimorar e auxiliar os estudos necessários a formação dos indivíduos.
Segundo os autores as técnicas apresentadas são simples, mas serão fundamentais para o aprendizado. Neste contexto eles colocam a necessidade de atingir alguns objetivos com o término da leitura, são eles:
“Exercitar técnicas de leitura cuidadosa e produtiva de textos acadêmicos.
Sugerir estratégicas para organização das informações obtidas e para a produção de material de estudo a partir da leitura dos textos, como glossário, fichamento, resumo e resenha” (p.19)
De forma detalhada Anderson e Rodrigo destacam as técnicas que favorecem os estudos e a interpretação dos textos que serão propostos ao longo do curso. Inicialmente eles apresentam o “glossário” que favorecerá a compreensão dos elementos desconhecidos.
O fichamento é uma técnica que auxilia na identificação das informações mais importantes de um texto, por isso é muito útil para os estudos. Nesta técnica é colocada a idéia central de cada parágrafo podendo ser selecionados trechos e citações dos autores, sempre seguindo as normas da ABNT.
Ainda foram destacados no texto os procedimentos para construção de um resumo, enfatizado que o mesmo não é um simples “recorte” de trechos importantes do texto. O resumo precisa ser uma produção nova, escrita com as próprias palavras do estudante destacando os elementos mais importantes das idéias do autor, podendo copiar trechos do texto, mas identificando-os como citações de acordo com as normas.
Sobre a resenha os autores destacaram que a mesma é uma produção que visa um posicionamento crítico diante do texto. Foi destacado a estrutura correta para produção da resenha, que deve focar o autor e sua obra, as idéias do texto, uma crítica ao texto e por ultimo um debate sobre a importância do mesmo para área do conhecimento da qual faz parte .
Por fim os autores apresentaram um artigo de autoria de Frei Betto, com objetivo de colocar exemplos de como organizar o fichamento o resumo e a resenha. Segundo eles isto dará uma visão clara e favorecerá a compreensão dos estudantes para construção destas técnicas de estudos.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DESAFIO PARA EDUCADORES E COMUNICADORES

Max G. Haetinger
Quando se fala de educação a distância, fala-se em um assunto da moda nestes últimos tempos.Todas as instituições estão voltadas para este tema agora. Mas que revolução ou que nova forma é esta de educar os seres humanos?
Para começar, a educação a distancia é tão antiga quanto a existência do seres humanos no planeta Terra. Sem querer ser filósofo, esta começou, certamente, quando homens das cavernas faziam traços nas paredes, mostrando as etapas da caça ou outras informações que, gravadas na pedra, serviam de referência para estas civilizações. Mais tarde, a escrita e a sua evolução através de livros, por exemplo, e outros meios de registrar a informação a substituiriam.
Já nos últimos anos, o ensino a distância proliferou com a educação via "Correio" (com cursos que funcionavam através de materiais enviados por esse meio de comunicação). No Brasil, isto se tornou muito forte no ensino técnico, tão esquecido nas escolas e muito divulgado nos anos 60 e 70 do século passado. As instituições usavam principalmente as apostilas para este tipo de educação.
Recentemente, surgiram novas tecnologias que foram utilizadas para o ensino a distância, como a fita K7, muito usada em cursos de línguas e as fitas de vídeo. Claro que, com todas estas ferramentas, o ensino a distância começou a se tornar mais atraente, e o ato de educar mais eficaz, proporcionando que alguém, mesmo estando longe e sem a aula presencial, pudesse aprender.
Porém, apesar desses avanços do ensino a distância, ainda ficavam no ar muitas dúvidas quanto à assimilação, à eficácia real desse método, à falta de estímulo causada pela solidão no ato de aprender e muitas outras questões. Certamente, estas dúvidas afastavam instituições mais "sérias e renomadas" deste tipo de atividade, também por medo, descrédito ou desinteresse econômico.
Nesse momento, então, entraram a informática, com o computador, e, principalmente, a comunicação em rede (Internet) como grandes revoluções na área de ensino a distância. Com a chegada da informática e da comunicação em tempo real, online, houve um redescobrimento do significado da educação a distancia.
Logo, um grande número de instituições voltadas ao ensino universitário e técnico começou a desenvolver trabalhos nestas áreas, utilizando esta nova tecnologia como grande suporte para este tipo de educação. Estas instituições também se interessaram por uma necessidade de ampliação de mercado (devido à concorrência na área educacional), pela escassez cada vez maior de espaço físico para atender a demanda de alunos que procuram as escolas e universidades, e para encurtar a distância entre países tão continentais como Estados Unidos e BRASIL.
E estamos, aqui, em frente a um computador, ligados à Internet, com vídeos interativos e vídeo-conferências, aprendendo e ensinando, e, principalmente, oferecendo a capacidade real de uma transmissão de conhecimento em larga escala com abrangências mundiais.
Isto até parece filme de ficção científica, mas não é!
Por isto, educar a distância ou mesmo desenvolver possibilidades de uma educação virtual são marcos desta nova sociedade globalizada. E nos cabe, como educadores e comunicadores, descobrir as melhores formas de desenvolver as muitas possibilidades de ensinar nesse novo modelo, quando não estamos com o aluno a nossa frente. Temos o compromisso de ser profissionais que conseguirão unir áreas tão complexas como a educação, a comunicação e a informática. O desafio está lançado e nós, sociedade, temos que colocar a mão na massa.
EDUCAR É ENCURTAR CAMINHOS, É OFERECER SAÍDAS, É DESCOBRIR O AMANHÃ.
Postado por Lidiane - Grupo 7