sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

BEM VINDOS


QUEM SOMOS NÓS,

José Luis

Lidiane


Sandra








Luciano


Somos alunos do curso graduação de matemática da UFJF à distância.
Postado pelo Grupo 7

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA



A História da Ciência e, em particular, a História da Matemática, constitui um dos capítulos mais interessantes do conhecimento. Permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram.
Assim, esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a história, a filosofia, a geografia e várias outras manifestações da cultura.

Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.
Postado por Grupo 7
MÓDULO DE ACOLHIMENTO
É uma etapa onde os novos alunos do curso à distância são levados a se familiarizarem com a plataforma MOODLE,onde vão se interagir com colegas, tutores e professores á distância.
Postado por Grupo 7

MOMENTO 1 - ABRINDO CAMINHO

SALA DE AULA VIRTUAL - MOODLE

O MOODLE é a principal plataforma de sustentação das atividades a distância.

Postado por Luciano - Grupo 7

MOMENTO 1 - ABRINDO CAMINHO

PONTO DE ENCONTRO,

É um site de relacionamento, criado para facilitar a comunicação entre
colegas,professores, criação de comunidades virtuais.
Contribuindo para um melhor entrosamento com todos.

Postado por Luciano - Grupo 7

MOMENTO 2 - GOOGLE APPS



È um processo conjunto de ferramentas de colaboraçao e comunicação,que nos ajuda a permanecer conectados e a trabalhar de forma mais eficaz.
Postado por Sandra Moreira - Grupo 7

MOMENTO 2 - GESTÃO DO TEMPO



Administrando o Tempo, Administrando a Vida

"Enquanto você não se der valor, não valorizará seu tempo.Enquanto não der valor ao tempo, não fará nada de importante."(M.Scott PECK).

O tempo é o mais democrático dos recursos. Pouco importa sua idade, escolaridade ou condição sócio-econômica.Todos nós dispomos de 24 horas diárias e a forma como as utilizamos justifica nossos resultados e nos diferencia.Temos a sensação constante de que o tempo acelerou. Os dias parecem mais breves. Quando se vê, mais um mês se passou. E diante da rotina, das atividades meramente operacionais a que nos entregamos, a angústia e a frustação podem nos visitar.Por isso, é fundamental tomar consciência de que administrar o tempo é administrar a própria vida.
Postado por Sandra Moreira - Grupo 7

MOMENTO 3 - MAPAS CONCEITUAIS


São ferramentas gráficas que visam a representação do conhecimento.É de grande utilidade em um trabalho em grupo pois todos podem expor suas idéias e representá-las de maneira organizada.

Postado por Lidiane - Grupo 7

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MOMENTO 3 - GLOSSÁRIO

Quando se conhece a história se caminha melhor!!!

È a descoberta,
a clareza de novos significados.


Postado por Lidiane - Grupo 7

MOMENTO 4 - AMBIENTES VIRTUAIS



A Educação à Distância caracteriza-se como uma modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores.Não é curioso e provocador criar uma sala de aula virtual onde colegas de sala interagem mesmo estando em lugares bem distantes?

Postado por José Luis - Grupo 7

MOMENTO 4 - JÚRI SIMULADO



A HORA DA DECISÃO
O momento decisivo entre a eficácia da tecnologia em nossas vidas ou a total rendição de nos seres humanos às maquinas que dominarão o futuro!A primeira atividade de divisão dos grupos para a atividade de julgamento sobre a tecnologia em nossas vidas agora e no futuro fora um sucesso. A discussão e a interação entre as pessoas do curso e a forma de cada um completar os assuntos foi bem interessante.A utilização do Chat e as conversas no próprio fórum as leituras foram esclarecedoras e bem interativas.Foi uma das melhores atividades do curso até agora, pois expressamos nossas idéias e pudemos expandir nosso conhecimento sobre o assunto, debatendo e falando abertamente tentando convencer os amigos e não fazer um trabalho todo fru fru pros tutores.Espero que todos tenham gostado do momento 4 tanto quanto eu gostei!!!

Postado por José Luis - Grupo 7

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

domingo, 30 de novembro de 2008

MOMENTO 5 - NUNCA SE É FELIZ SOZINHO


Trabalho em grupo:

União de forças direcionadas para um mesmo objetivo.

Postado por Sandra Moreira - Grupo 7

MENSAGEM


SEJA LÁ O QUE VOCÊ POSSA FAZER OU SONHE QUE POSSA, COMECE.

A OUSADIA TEM GÊNIO, PODER E MAGIA DENTRO DE SI.

COMECE AGORA
(GOETHE)
Postado por Sandra Moreira - Grupo 7